View Categories

230 – METODOLOGIAS ATIVAS: processo de construção avaliativa na pós-graduação

< 1 min read

Este trabalho tem como proposta discutir o processo do uso das Metodologias Ativas no processo de avaliação nos cursos de Pós-graduação em geral. Estudos no campo da educação (FREIRE, 1996; CUNHA, 1998; MORAN et al., 2000) têm demonstrado que a produção do saber nas áreas do conhecimento demanda ações, que levem o docente e o discente a buscarem processos de investigação e pesquisa. Este movimento de pesquisa, na pós-graduação, permite a construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente.

230

7 thoughts on “230 – METODOLOGIAS ATIVAS: processo de construção avaliativa na pós-graduação”

  1.  Adequação ao tema do evento e ao eixo: 5
    – Clareza na distribuição das informações dentro do formato pôster: 2
    – Clareza na exposição dos objetivos: 3
    – Pertinência da metodologia empregada: 2
    – Qualidade na apresentação dos resultados obtido: 0
    Faltaram as seguintes informações essenciais: descrição dos participantes e apresentação de resultados. Assim, as conclusões não têm suporte no material apresentado.

    1. A teoriação polilógica é a unção da teoria mais a ação prática onde os sujeitos são estimulados ao protagonismo das suas ações em confluência com o seu contexto social e as metodologias ativas representam uma estratégia de ação prática para a construção do conhecimento em sala de aula. As metodologias ativas fazem parte de uma construção da práxis e a proposta não é apresentar resultados quantitativo. As metodologias ativas são abertas ao acontecimental também. Sugerimos a leitura do livro SANTOS, A. da S. Conceito de Texto. In: GALEFFI, D. et al. (org.). Transciclopedia em Difusão do Conhecimento. Salvador: Quarteto, 2020

      1. Como bem posto no texto, ” Este movimento de pesquisa, na pós-graduação, permite a construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente”.

  2. Grande importância na construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente

    1. Boa tarde Mila Pinheiro, extamente. O uso da metodologia ativa é muito importante no processo de avaliação dos cursos na Pós- graduação.

Leave a Reply