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188 – SE AFETA, É AFETO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSOR SOBRE A (IN)DISCIPLINA NO ATO DE ENSINAR E APRENDER

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A Pesquisa de Mestrado em andamento tem como traço teórico para investigação o referenciamento em conceitos da teoria psicanalítica freudiana e na abordagem processual da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, tendo como objetivos:

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52 thoughts on “188 – SE AFETA, É AFETO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSOR SOBRE A (IN)DISCIPLINA NO ATO DE ENSINAR E APRENDER”

  1. Considero que nos tempos atuais a relevância dessa pesquisa é ainda mais importante para que possamos entender as representações que envolvem as relações estabelecidas no ato de ensinar e aprender.
    Parabéns à autora, e sucesso nas suas construções, que sem dúvida irão contribuir de forma significativa para o entendimento da realidade.

  2. Excelente, parabéns a autora, o afeto cria um elo entre as pessoas, influenciando significativamente na relação ensino aprendizagem.

  3. Uma abordagem riquíssima! Desafiadora, é verdade, porque utilizar a subjetividade como um dos elementos que compõe um fato, que resulta na objetividade…
    Parabéns pelo belo trabalho!

  4. Parabéns pelo belo trabalho!!! Num mundo tão tecnológico como o de hoje, o afeto deve se fazer presente no processo educativo, não só para o exercício da humanidade nas relações Professor/Aluno, mas porquê os sentimentos/emoções dos envolvidos não estão dissociados da prática educativa e demais áreas da vida.

  5. Que tema pertinente e necessário a ser abordado. Parabéns a pesquisadora pela sensibilidade por trazer a (in)disciplina em pauta e as repreensões sociais do professor no ato de ensinar e aprender.

    1. Sim, as representações sociais da (in)disciplina marcam as interpretações deste fenômeno nas salas de aula.
      Obrigada!

  6. Se sou afetado é porque tenho a capacidade de afetar também. O afeto é o conteúdo de todos nossas transferências que sejam prazerosos ou (des) prazerosos eles participam na construção do sujeito que somos.
    pesquisa fundante e relevante parabéns Maguy

    1. Sim! Estudar os afetos nos oportuniza estabelecer relações interpessoais mais saudáveis. Nas salas de aula, ainda mais.
      Obrigada!

  7. Excelente pesquisa!

    Pois falar do afeto como fator do fazer pedagógico é dar sentido às formas de propor atividades e na realização das mesmas.

  8. As pessoas aprendem muito o que vivem, se for ensinada com afeto, é o que vão levar para a vida e ensinar a outros. É uma belo ciclo

  9. A sensibilidade do tema desperta uma esperança de um novo olhar no ato de ensinar. Excelente temática.
    Parabéns a pesquisadora

  10. Entre mestres e aprendizes, inevitável é a lida com a peculiaridade intrínseca na história de vida de cada pessoa envolvida e/ou comprometida nessa rica relação de trocas.
    Aliás, essa lida existe em todas as relações humanas, cujas estradas necessitam de mão dupla, assim como os sentimentos que, de mesmo modo, permeiam o dar e o receber.
    Sucesso na pesquisa, abordagens e esclarecimentos sobre o tema.

    1. Complexos somos… Mas as pesquisas nos ajudam a estudar nosso interior e a porta da mudança só se abre por dentro. Iniciemos!
      Obrigada por ler e contribuir.

  11. O tema é relevante em relação ao evento e ao eixo temático no qual se circunscreve. Senti falta de maior organização do pôster em relação aos subtítulos.

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